Após retirada das tropas russa da fronteira Ucraniana, preço do petróleo cai.
Na manhã desta terça-feira 15/02, foi marcada com uma notícia de alívio nas tensões entre a Rússia e a Ucrânia. Onde o Presidente Russo após encontro com o Presidente Jair Bolsonaro, anunciou a retirada das tropas Russas das fronteiras Ucranianas.
Já o mercado financeiro respondeu de forma positiva a notícia que o presidente Russo ordenou a retirada das tropas da fronteira ucraniana. Portanto, diminuindo um pouco as tensões para uma possível guerra. O petróleo tipo Brent teve uma queda e está em torno de R$ 464,4 (US$ 93).
A Ucrânia é um país que faz fronteira com a Rússia de leste a nordeste.
Tensão entre Rússia e Ucrânia
Uma situação mais severa com o risco de uma guerra iminente entre a Rússia e a Ucrânia, podem ter graves consequências. Além da gravidade de uma guerra para a humanidade, também elevariam os preços da commodity.
Por se tratar de um possível conflito em uma região do mercado Europeu e as zonas de produção de petróleo que envolve a Rússia e o Oriente Médio.
O jornal New York Times, um jornal norte americano, chegou a anunciar neste final de semana, a presença de mais de 100 mil soldados Russos que já estavam presentes na fronteira Ucraniana.
Após retirada das tropas russa da fronteira Ucraniana, preço do petróleo cai
Com a retirada do exército Russo das fronteiras, houve uma diminuição na tensão entre a Rússia e a Ucrânia. Com isso teve um efeito no preço do dólar que fechou em queda nesta terça-feira (15/02) em R $5,18, e sua menor cotação desde setembro de 2021.
Qual o motivo do desentendimento entre Rússia e Ucrânia?
A Ucrânia firmou uma aproximação indicando uma possível aliança com a liderança militar liderada pelos Estados Unidos, a Otan que significa organização do tratado do Atlântico Norte.
A Rússia considerou como uma ameaça sob sua soberania aos países vizinhos do Leste Europeu. Portanto, a partir disso a Rússia respondeu enviando cerca de 100 mil soldados para a fronteira ucraniana em uma eminência a uma possível guerra.
O presidente da república, Jair Bolsonaro PL, teve uma reunião com o chefe Russo, Vladimir Putin, para tratar questões sobre o comércio entre Brasil e Rússia, Em 2019 Vladimir Putin fez uma visita ao Brasil.
Logo após a reunião entre os dois Líderes tivemos a notícia da retirada dos soldados Russos da fronteira Ucraniana.